Diversas
Sobram vagas de laqueadura no Hutrin, em Trindade

Imagem: Divulgação/MED

hutrin go

Por falta de encaminhamento dos municípios goianos, ficam ociosas por mês cerca de 50 cirurgias para impedir que a mulher engravide.

Das 80 cirurgias de laqueadura que o Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hutrin) tem capacidade para realizar mensalmente, somente 32 foram realizadas no último mês. As pacientes não estão chegando à unidade, que, a partir do segundo semestre deste ano, de fato, tem atendido todo o território goiano. A ociosidade das vagas se dá pela falta de encaminhamento, via regulação, dos municípios. A laqueadura é uma cirurgia que impede que a mulher engravide e é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com os critérios da Lei nº 9.263/96.

As mulheres que têm interesse em realizar a cirurgia de laqueadura devem procurar uma unidade de saúde no município onde residem. Após uma consulta inicial e orientações sobre planejamento familiar, elas serão encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde, via regulação, para o Hutrin. Na unidade, elas passarão por uma nova consulta para que realizem a cirurgia.

No segundo semestre deste ano, uma nova organização social assumiu a gestão da unidade, ao lado da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Desde então, o Hutrin tem se comportado como um hospital estadual, influenciando todas as regiões de Goiás. Assim, o local mudou o perfil de atendimento, ampliando o escopo de serviços, e expandiu sua capacidade de assistência para além das divisas do município de Trindade, passando a receber pacientes de todos os 246 municípios goianos.

De acordo com o Contrato de Gestão do Hutrin, o hospital deve realizar um número anual de cirurgias eletivas encaminhadas pela regulação estadual, não recusando pacientes encaminhados para atendimentos cirúrgicos de urgência e emergência, conforme os critérios da regionalização e seu papel na rede de saúde. A lista de cirurgias eletivas da unidade conta com procedimentos nas áreas de cirurgia geral, ginecológica e ortopédica.

Além de cirurgias eletivas, o Hutrin também realiza atendimentos de urgência, emergência, obstetrícia (partos) e consultas ambulatoriais (com hora marcada). Apesar de uma área de abrangência que inclui 51 cidades das regiões Central e Centro-Sul do Estado, aquelas que não fazem parte dessa relação podem manifestar interesse de encaminhar pacientes para o Hutrin.

Dessa forma, os gestores municipais devem entrar em contato com a Superintendência do Complexo Regulador em Saúde de Goiás, da SES, para solicitarem os protocolos de regulação para a unidade e a configuração de acesso ao sistema regulador.

Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

 
Natal Luz - Participe

Informe publicitário:natal luz - os três poderes

 
Inflação: Governador diz que não irá aceitar que o reajuste da escola privada seja de 12,28%

Imagens: Divulgação CAIADO

O Procon Goiás (Procon-GO) divulgou na última quinta-feira (28/11) a pesquisa de preços das mensalidades em escolares particulares em Goiás. Os números mostraram um reajuste de 12,28% em comparação com o ano passado e acima da inflação. O governador Ronaldo Caiado (DEM) criticou o aumento através de sua conta no miniblog twitter esta manhã.

Na primeira postagem o governador afirmou que não vai aceitar o reajuste, que é quase seis vezes maior que o índice da inflação registrada no ano.
“Informou aos pais de Goiás que não vou aceitar que o reajuste da escola privada seja de 12,28%, quase 6 vezes maior que a inflação em Goiânia de 2,2% acumulada no ano. O Procon de Goiás já está nas ruas”, afirma o chefe do executivo estadual em sua primeira postagem.

01

Ronaldo Caiado afirma que nada justifica o aumento acima da inflação

Após a postagem direciona aos pais de alunos, Caiado fez outra publicação abaixo da primeira para os proprietários de escolas particulares em Goiás, em que reafirma que o compromisso dele é com o cidadão e que nada justifica o aumento acima da inflação.

“Senhores diretores dos estabelecimentos particulares de ensino, meu papel é defender o cidadão e nada justifica um aumento nas mensalidades seis vezes acima da inflação. Sugiro que revejam esta decisão. O goiano não será prejudicado”, finaliza o governador.

02

 
Dezembro Laranja: Campanha contra o câncer de pele

Imagem: Divulgação

dezembro laranja

Dezembro Laranja

Em colaboração com a campanha do Dezembro Laranja, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO) vai realizar uma ação social no dia 7 de dezembro. O intuito é promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, através do atendimento gratuito de pacientes com suspeita da doença, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás e na Unidade de Saúde Maringá, em Porangatu. Os serviços serão disponibilizados entre as 9 e 15 horas.

Em 2018, a campanha Dezembro Laranja em Goiás conseguiu alcançar 459 pacientes em Goiânia e 183, em Porangatu, onde foram diagnosticados, respectivamente, 78 e 29 casos da doença. Os pacientes foram encaminhados para tratamento.

Existem diferentes tipos de câncer pele. Os mais comuns são os Carcinoma Basocelular e o Carcinoma Espinocelular, que são nomeados de Câncer de Pele Não Melanoma (CPNM). No Brasil, o CPNM atinge cerca de 180 mil brasileiros a cada ano. Esse câncer pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele ou perolado (brilhante), ou como uma ferida que não cicatriza.

Quando diagnosticada no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

A prevenção do câncer de pele inclui evitar a exposição prolongada ao sol, especialmente das 10 às 16 horas, uso de roupas mais fechadas e chapéu, uso de filtro protetor solar mesmo em dias frios e nublados. O filtro solar deve ser reaplicado a cada quatro horas e durante realização de atividades aquáticas ou que produzam muito suor a cada duas horas.

picasion.com 856bdf385f0d02f9f45e414eff8f31b0

 
Facebook e Instagram ficam instáveis e fora do ar durante esta quinta-feira

Imagem: Divulgação

fora do ar

Quem tentou acessar ou ficar logado no Facebook e no Instagram nesta quinta-feira (28/11) teve dificuldades: muitos internautas relataram instabilidade e sistema fora do ar durante toda a manhã. Ainda não se sabe o que pode ter causado o problema.

Segundo o site DownDetector, que analisa falhas no sistema das redes sociais no Brasil e no mundo, a instabilidade começou por volta das 10h no horário de Brasília. Até a publicação desta matéria, mais de 519 notificações foram feitas ao site relatando problemas no Facebook. Muitos problemas também foram relatados nos Estados Unidos.

Já do Instagram, são mais de 2,7 mil notificações de erro. Muitos internautas sequer conseguem acessar a conta na rede social. Os relatos começaram a partir das 11h.

Sem as duas redes, muitos internautas foram parar no Twitter para fazer a reclamação.

Fonte: Metrópolis

 

 

 
Veja Mais >>12345678910

Enquete

Publicidade

picasion.com e3d81bdf5004d6a4b14947d80ca39fc4

correção móveis estrela

ESTEanigif

kisabor

Mais anúncios >>

(62) 8498-5379
(62) 8498-5373

contato@revistaostrespoderes.com.br

apice