Diversas
Caminhada em Goianésia marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil

Foto: Divulgação:11

O Conselho Tutelar de Goianésia em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, realizou nesta sexta-feira, 17, uma caminhada em prol do combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, contando com a participação de diversas unidades de ensino da cidade.

A caminhada que partiu da Praça Dimas Carrilho, Bairro Carrilho, em direção a Praça Laurentino Martins Rodrigues, região central, serviu para lembrar que a violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.

Para Ana Paula Araújo Norminato, presidente do Conselho Tutelar, o objetivo principal da caminhada foi alertar sobre a denúncia, uma vez que o agressor pode ser alguém da própria família. “[objetivo] É alertar tanto a comunidade quanto os alunos pela importância da denúncia. Da importância de observar se as crianças ou adolescentes não estão vítimas de abuso sexual, porque o comportamento muda de imediato. Infelizmente muitas vezes o agressor é a pessoa mais próxima, é o pai, o padrasto, o avô, o tio, o irmão”.

De acordo com Ana Paula as denúncias poderão ser feitas diretamente no Conselho Tutelar através do 3935-1043 ou 9 8559-2336, Polícia Civil (197), Polícia Militar (190), e ainda aos Direitos Humanos (100).

3

SOBRE A CAMPANHA:

18 de maio é uma data marcada pelo “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Dados do Disque 100 apontam que, apenas em 2017, foram feitas mais de 20 mil denúncias desse tipo no serviço. Em âmbito nacional, o Ministério dos Direitos Humanos - MDH - é o órgão responsável pela coordenação das ações de combate a essas violações.

No Brasil, a prevenção e o enfrentamento a esse grave problema demandam a articulação de ações intersetoriais com o objetivo de proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, bem como conscientizar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos.

2

 

 
Prazo para inscrição no Enem 2019 termina nesta sexta-feira

Foto: Divulgação enem 2019

 

O prazo para fazer a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 termina nesta sexta-feira, dia 17, às 23h59. A taxa de R$ 85 poderá ser paga até o dia 23 de maio.

O exame será aplicado em dois domingos consecutivos, 3 e 10 de novembro, e terá quatro provas objetivas com 45 questões cada uma sobre os seguintes temas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Além disso, os alunos deverão fazer uma redação argumentativa de, no máximo, 30 linhas sobre o tema que será proposto.

No dia 3 de novembro, serão aplicados os testes de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e a Redação, com 5h30 de duração. No dia 10 de novembro, serão aplicados os testes de Ciências da Natureza e Matemática, com 5h de duração.

Para fazer a inscrição, acesse o site do Enem e siga as instruções. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 até 24 de maio.

A nota Enem poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), instituições portuguesas e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Mudanças

A partir deste ano, os alunos contarão com um novo sistema de inscrição e que permitirá incluir uma foto. Os deficientes auditivos e visuais poderão indicar no ato da inscrição o uso de um aparelho auditivo ou de implante coclear. Além disso, todos os alunos terão os lanches revistados no dia da prova, e no final dos cadernos de questões haverá espaço para rascunho da redação e cálculos.

 

 
Confira a pauta apreciada pela Câmara Municipal durante Sessão realizada nesta terça-feira

Foto: Divulgação camara goianesia 2019

camara municipal goianesia

A Câmara Municipal de Goianésia apreciou e aprovou nesta terça-feira, 14, onze requerimentos de interesse da sociedade. Durante a realização da 24ª Sessão Ordinária os vereadores ainda apreciaram três Projetos de Leis de autoria do Poder Executivo, sendo dois votados em segundo turno, e um encaminhado para as comissões pertinentes.

Confira como ficou distribuída a pauta.

Poder Executivo - Projetos de Lei

Projeto de Lei nº 204/2019 - 2º Turno: Autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a fazer transferência voluntária de recursos financeiros - subvenção social - e celebrar convênio com a entidade Vida e Movimento, e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 206/2019 - 2º Turno: Autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a fazer transferência voluntária de recursos financeiros - subvenção social - à Igreja Presbiteriana Central e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 209/2019 - Leitura: Altera a composição do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, e dá outras providências.

Poder Legislativo - Memorando

Memorando 001/2019 - Votação: Remessa: 05457 de 22 de fevereiro de 2019 – balanço geral 2017. (Com Parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Economia).

Poder Legislativo - Requerimentos

Requerimento Nº 260/2019 - Temal Carrilho: Solicita ao Prefeito, Renato Menezes de Castro, e ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Gesmar José da Silva, o recapeamento asfáltico da Rua 33, entre as ruas José Carrilho e 26 - Bairro Carrilho.

Requerimento Nº 286/2019 - Fábio da Enigma: Encaminha ao Prefeito, Renato Menezes de Castro, o anexo anteprojeto de lei para que, após estudos, envie a esta Casa, proposta que “Autoriza o chefe do Poder Executivo a fazer convênio com a Associação dos Docentes, Discentes, Egressos e Amigos da UEG - ADDEA - Campus Goianésia, e dá outras providências”. O Anteprojeto de Lei tem por objetivo a valorização e o reconhecimento da pesquisa científica na universidade pública e por finalidade a elevação dos índices educacionais e formar profissionais mais capacitados e prontos para encarar o competitivo mercado de trabalho.

Requerimento Nº 021/2019 - Heverton Fonseca: Solicita ao Prefeito, Renato Menezes de Castro, e ao Secretário Municipal de Saúde, Hisham Mohamad Hamida, empenho para aquisição de um desfibrilador e ventilador mecânico para a equipe do SAMU.

Requerimento Nº 276/2019 - Profº. Hiago Matos, Marcos Pernambuco e Valdivino de Oliveira: Solicitam ao Prefeito, Renato Menezes de Castro, e à Secretária Municipal de Educação, Miraci Ribeiro dos Santos Marcelino, a criação do projeto “Memória Viva”, com visitas de alguns dos nossos pioneiros da cidade às escolas municipais.

Requerimento Nº 208/2019 - Jefferson Siqueira: Solicita ao Prefeito, Renato Menezes de Castro, ao Secretário de Saúde, Hisham Mohamad Hamida, e ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Gesmar José da Silva, a reforma e ampliação das Unidades de Saúde da Família Domingos dos Santos Silva, situada na Rua Brasília, N° 168, Parque Araguaia; e André de Souza Lima, situada na Av. Contorno, Nº 296, Santa Luzia.

Requerimento Nº 285/2019 - Marcos Pernambuco: Solicita ao Prefeito, Renato Menezes de Castro; à Secretária Municipal da Educação, Miraci Ribeiro dos Santos Marcelino; à Secretária de Promoção Social, Salete Pereira Alencar Carrilho de Castro, estudos para a realização de um projeto escolar “Intergeracional” possibilitando uma maior convivência nas diferentes gerações.

Requerimento Nº 282/2019 - Dr. Marcos Vinícius e Celino Moura: Solicitam ao Prefeito, Renato Menezes de Castro, e ao Secretário Municipal de Saúde, Hisham Mohamad Hamida, que providencie a reforma do Hospital Municipal Irmã Fanny Duran.

Requerimento Nº 270/2019 - Moisés Lino: Solicita ao Prefeito, Renato Menezes de Castro, e ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Gesmar José da Silva, rotatória na Avenida Contorno com Rua 40 no Bairro São Cristóvão.

Requerimento Nº 281/2019 - Valdivino de Oliveira: Solicita ao Prefeito, Renato Menezes de Castro, e ao Secretário Municipal de Cultura, Jairo Pacheco da Silva, empenho para que sejam realizados eventos culturais nos Povoados de Cafelândia, Juscelândia, Morro Branco e também no Distrito de Natinópolis.

Requerimento Nº 284/2019 - Baiano: Solicita ao Prefeito, Renato Menezes de Castro, e ao Secretário Municipal da Casa Civil, Manoel Castro de Arantes, estudos para que às gratificações concedidas aos servidores efetivos na função de operador de máquinas sejam incorporadas a remuneração permanente.

Requerimento Nº 287/2019 - Múcio Santana: Solicita ao Prefeito, Renato Menezes de Castro, ao Secretário Municipal de Saúde, Hisham Mohamad Hamida, e ao Secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino Júnior, a disponibilização de leitos na Unidade de Terapia Intensiva - UTI, no Hospital São Carlos para o SUS via Central de Regulação Estadual, com previsão de cofinanciamento estadual.

 
Vereador Fábio da Enigma divulga mensagem em homenagem ao Dia das Mães

HOMENAGEM

O vereador Fábio da Enigma, divulgou nesta manhã, 12, uma mensagem para homenagear todas as mães, em especial as mamães goianesienses.vereador fabio da enigma

No vt, o Vereador aparece ao lado de sua mãe, dona Fiinha, ofertando-lhe um botão de rosa vermelha e expressando a ela palavras de carinho e gratidão.

Vale a pena assistir! Confira:

 
Veja Mais >>12345678910

Enquete

Publicidade

correção móveis estrela

6 gif

ABSOLOK anigif

ESTEanigif

kisabor

Mais anúncios >>

(62) 8498-5379
(62) 8498-5373

contato@revistaostrespoderes.com.br

apice