Diversas
Primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Goiás terá 500 participantes; Abertura será nesta sexta

JOGOS 850X400

Goiânia recebe neste fim de semana a realização da primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Goiás. A competição inédita é promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e vai reunir cerca de 500 participantes de 40 municípios goianos, em sete modalidades esportivas. A abertura do evento será nesta sexta-feira, 26, às 19h00, no Centro de Excelência do Esporte.

Além do Centro de Referência Paralímpico, que vai receber as disputas da natação, judô, tênis de mesa, parabadminton e bocha, também serão locais de competição a Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, com o atletismo, e o Colégio Lyceu de Goiânia, com a realização do Goallball.

Titular da Seel, Henderson Rodrigues, destaca que essa primeira edição dos jogos é uma oportunidade para atletas de várias modalidades do paradesporto no Estado. Ele diz que o suporte do Governo de Goiás tem sido fundamental para fortalecer essa atividade e revelar paradesportistas de alto nível.

 

“Além da oportunidade de participar de uma competição estadual, os jogos são também um momento de mostrar o que temos de melhor. Muitos dos atletas que estarão disputando nesse final de semana são medalhistas em suas categorias”, destacou o secretário. 

 

O Governo de Goiás vai oferecer toda a estrutura física para as competições, além da logística de alimentação e hospedagem para atletas, comissões técnicas, staffs e arbitragem. Os Jogos Paralímpicos de Goiás terão disputas nas categorias Escolar e Universitária, e vão servir como seletiva para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares e Universitárias, que serão realizadas no segundo semestre.

 

 
AngloGold Ashanti inicia novo ciclo do programa de qualificação profissional para mulheres

CAPA 2Primeira edição do PRO formou 52 mulheres nas cidades de Nova Lima e Caeté (MG), e em Crixás (GO)

 

 

Terão início neste mês de maio as aulas do segundo ciclo do Programa de Qualificação Profissional para mulheres da AngloGold Ashanti, o PRO, principal iniciativa da produtora de ouro pela inclusão feminina no setor da mineração. Em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a empresa mantém as Operações Cuiabá, a aula inaugural será na próxima terça-feira, 30/05. Já em Crixás, Goiás, onde está localizada a Operação Serra Grande, a formação iniciou no dia 24 de maio. Para esta etapa, são 40 mulheres que vão se dividir em duas turmas de 20 alunas, cada.

 

O curso tem duração de aproximadamente três meses e carga horária de quatro horas por dia. As aulas são para os cursos de Auxiliar de Geologia, à noite, na Fundação Educacional de Caeté (FEC), e de Manutenção Mecânica Industrial, à tarde, no Senai de Crixás.

 

 

 

Nas aulas inaugurais, as alunas são recepcionadas por empregados das operações Cuiabá e Serra Grande e recebem as primeiras informações sobre as áreas de atuação em que vão se formar. Têm também um momento com a direção das duas unidades para apresentação geral da empresa e acerca do programa de qualificação profissional.

 

 

 

Sobre o PRO

 

A primeira edição do PRO, em 2022, formou 52 mulheres nas cidades de Nova Lima, Caeté e Crixás. Valorizando a mão de obra nas comunidades onde a AngloGold Ashanti atua, a empresa espera fortalecer a economia local e contribuir para a geração de emprego, renda e desenvolvimento social das localidades. A iniciativa é uma parceria entre a AngloGold Ashanti e prefeituras locais. A abertura de novas turmas está sendo avaliada pela empresa e as inscrições, assim que liberadas, terão ampla divulgação e vão ocorrer pela plataforma de gestão de pessoas Gupy.

 

PRO

Entrega de certificados para alunas da primeira turma do PRO, em Nova Lima, em dezembro/2022

 

“O programa une dois pilares do nosso compromisso social: o incentivo à diversidade e ampliação da participação das mulheres na mineração com a contratação local e desenvolvimento das localidades que nos hospedam”, ressalta Felipe Fagundes, gerente sênior de Recursos Humanos.

 

PRO 2Formatura do PRÓ em Crixás (GO), realizada em fevereiro deste ano

 

 
Anglo American inova em modelo diferenciado do Acordo Coletivo de Trabalho

ANGLO 2

De forma inovadora, a Anglo American substituiu o tradicional formato do seu Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) por um documento com estrutura mais visual, intuitiva, didática e de linguagem simplificada. O modelo já está contemplado no acordo vigente da companhia e disponível para todos os empregados diretos do Brasil, totalizando aproximadamente 4 mil profissionais.

A inovação usa a metodologia legal visual (visual law) que representa a união entre o design, o direito e a tecnologia, e tem o objetivo de aperfeiçoar a relação entre empregado e empresa, proporcionando uma melhor experiência e aprendizado em temas trabalhistas e sindicais. O acordo coletivo em formato visual facilita, por exemplo, a localização de informações sobre reajuste salarial, jornada de trabalho, férias, banco de horas, benefícios, direitos e deveres dos profissionais.

“Este é um movimento que iniciamos no ano passado com o contrato visual de trabalho, uma parceria com a área jurídica. Desde então, temos buscado outras oportunidades na Anglo American para que possamos disponibilizar documentos mais acessíveis, garantindo os termos jurídicos, porém de fácil interpretação”, ressalta Sara Murssa, diretora de Recursos Humanos da companhia.

O acordo coletivo é um instrumento de caráter normativo, resultado de negociação entre empresas e entidade sindical de trabalhadores. O novo modelo da Anglo American incorpora figuras e ícones ilustrativos para explicar as cláusulas, que são apresentadas em tópicos, com títulos curtos e letras de tamanho legível, além de linguagem simplificada e intuitiva, facilitando a localização de informações. Os pontos relevantes dos tópicos e observações necessárias são destacados em caixas retangulares para chamar a atenção e garantir total transparência entre as partes.

“Este documento, inovador entre as empresas de mineração, reforça o nosso compromisso de tornar o assunto mais didático para todos os envolvidos, alavancando uma relação de ainda mais confiança com os nossos empregados, assim como os sindicatos, que são partes essenciais em todo o processo de negociação e formalização do Acordo Coletivo de Trabalho”, destaca Ronaro Marinho, gerente de Recursos Humanos da Anglo American.

"Esse modelo visual fará com que a categoria tenha mais entendimento sobre os seus direitos e deveres, de forma clara e objetiva. As ilustrações ajudam no entendimento das cláusulas. A Anglo American está de parabéns com essa iniciativa, que será boa para todos: empresa, sindicato e trabalhadores. Se já temos o melhor acordo coletivo do Brasil, agora teremos também o mais moderno”, afirma Cicero Joventino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas de Barro Alto (Sitieb), um dos sindicatos que representa empregados da companhia no Brasil.

Inovação contínua


Em 2022, a Anglo American já havia inovado com o lançamento do contrato visual de trabalho para os seus empregados próprios. Este documento, que foi implantado de forma definitiva, eliminou cerca de três mil palavras e os termos técnicos foram trocados por palavras mais conhecidas. Ainda no ano passado, a inovação foi replicada na assinatura de documentos com startups, contratos de baixa complexidade da área de suprimentos, questões fundiárias e de investimentos institucionais da companhia. Além disso, a iniciativa está em estudo para aplicação em todo o Grupo Anglo American no mundo.

Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.

Como produtora responsável de diamantes (por meio da De Beers), cobre, metais do grupo da platina, minério de ferro de qualidade premium, carvão metalúrgico para siderurgia e níquel, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

 
Caiado sanciona lei que garante distribuição de canabidiol de graça para tratar doenças

CANABIDIOL

O governador Ronaldo Caiado (UB) sancionou uma lei que garante o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol (CBD), substância da cannabis, para tratamento de doenças. A legislação estabelece que o Sistema Único de Saúde (SUS) distribua, gratuitamente, medicamentos à base da planta para tratamento de doenças, em Goiás.

De acordo com a lei, caberá ao poder público celebrar convênios com organizações sem fins lucrativos que representem os pacientes, a fim de promover campanhas, fóruns, seminários, simpósios e congressos para divulgar a terapêutica canábica à população em geral e aos profissionais de saúde; adquirir medicamentos fitofármacos e fitoterápicos de entidades nacionais, preferencialmente sem fins lucrativos, que possuam autorização legal, administrativa ou judicial para o cultivo e manipulação de plantas do gênero cannabis para fins medicinais.

Após a assinatura do governador, a lei deve entrar em vigor em 90 dias. Em Goiás, outro auxílio a quem necessita do medicamento será a produção de um medicamento na Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego).

A lei argumenta que, apesar do uso medicinal da cannabis já ser autorizado mediante medida judicial e prescrição médica, os medicamentos, muitas vezes importados, ainda possuem preços proibitivos e, portanto, se tornam inacessíveis para a maior parte da população. Além disso, as pessoas que buscam tratamento com a planta da maconha são aquelas que já não reagem aos tratamentos convencionais.

É comprovado cientificamente que os derivados da planta cannabis oferecem aos pacientes benefícios no tratamento de diversas condições de saúde. Entre elas, doenças crônicas como esclerose múltipla e fibromialgia. Além de tratamento para espectro autista, Alzheimer, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), glaucoma, Aids, epilepsia, dores crônicas e neuropáticas.

Projeto de lei
O projeto de lei (n° 0104/23) aprovado e sancionado é de autoria do deputado estadual Lincoln Tejota (UB). O texto prevê que haja em todo o Estado a política de fornecimento de medicamentos gratuitos, fitofármacos e fitoterápicos, à base da planta cannabis.

 
Para marcar os 70 anos de Goianésia, Prefeitura lança perfil no Instagram para resgatar histórias e memórias

capa 01

No dia 24 de junho Goianésia comemora 70 anos de emancipação política. Uma data muito especial, a fronteira temporal entre uma cidade ainda nova e uma já madura, com uma coleção de memórias já sólidas. Para marcar a data, a Prefeitura de Goianésia criou um perfil no Instagram para compartilhar fotos, vídeos e documentos históricos, o @goianesiadopassado.

Administrado pela Diretoria de Comunicação, o perfil pretende postar imagens oficiais, mas principalmente fotografias e vídeos de pessoas da comunidade, ajudando a contar a história de Goianésia. Para isso, inclusive a Comunicação pede que as pessoas mandem suas fotos e vídeos, para que façam parte da memória coletiva da cidade.

“É um trabalho de resgate da nossa memória, que queremos fazer a muitas mãos, com a participação de todos de Goianésia. Todas as histórias são importantes, todas contribuem para que pudéssemos chegar até os 70 anos sendo uma das mais importantes cidades do Estado”, explica Adria Lima, idealizadora do projeto.

Como o Instagram é uma rede social muito popular e de fácil acesso às pessoas, a ideia é que fotos que antes faziam parte de acervos familiares, até correndo risco de deterioração, possam integrar um acervo coletivo e público, acessível a todos. Um dos objetivos é despertar nas pessoas a sensação de pertencimento vivenciado os mesmos "momentos históricos” de Goianésia.

 
Fábio da Enigma passa presidência da Câmara à vereadora Salete Carrilho

fabio e salete site revista

Durante a sessão ordinária realizada na tarde de quinta-feira (6), o vereador Fábio da Enigma (MDB) renunciou à presidência da Câmara Municipal de Goianésia.

 

Assume em seu lugar a vice, Salete Carrilho, que inclusive já presidiu a sessão. É a segunda vez que a Câmara de Goianésia terá uma mulher como presidente.

 

A primeira vez foi em outubro de 2008, quando Jaldete Rodrigues assumiu por 17 dias, substituindo o presidente Ariosvaldo Gomes, que respondeu como prefeito interino durante o período. Salete ficará na presidência até 31 de dezembro deste ano.

 

Fábio justificou a decisão: ao ser aprovado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma das exigências para emitir seu registro profissional de advogado é não ocupar cargos na mesa diretora do Poder Legislativo.

 

Fábio da Enigma continua vereador, exercendo seu terceiro mandato. E está apto a partir de agora a desempenhar suas funções também como advogado.

 
Veja Mais >>11121314151617181920

Enquete

Publicidade

picasion.com e3d81bdf5004d6a4b14947d80ca39fc4

correção móveis estrela

ESTEanigif

kisabor

Mais anúncios >>

(62) 8498-5379
(62) 8498-5373

contato@revistaostrespoderes.com.br

apice